Que imunizações deve obter?

Todos precisamos nos certificar de que estamos a par das vacinas de rotina, e pode também optar por ser imunizado contra a gripe.

""É mais importante seguir o calendário de vacinação, e a maioria das crianças está muito bem protegida por 12 meses para as doenças infantis mais comuns"", diz Eydis Konradsdottir, especialista em saúde infantil e mãe de três rapazes. ""Se alguém falhou as suas vacinações, então precisa de definir um plano de recuperação"". Certificar-se de que está actualizado protege-o a si como os seus filhos, bem como qualquer recém-nascido e pessoas vulneráveis com quem entre em contacto.

Porque é que precisa de estar imunizado?

A imunização é uma forma simples e eficaz de evitar a gripe e outras doenças que o podem fazer adoecer gravemente e por vezes causar a morte. E ninguém quer isso!

Algumas pessoas pensam que a gripe é uma constipação grave, mas é muito mais preocupante - causa milhares de hospitalizações todos os anos. ""É importante que as crianças evitem apanhar a gripe porque pode deixar outras crianças extremamente doentes"", diz Konradsdottir.

Quando é que precisa de o fazer?

O calendário de imunização diz-nos quando as crianças devem ter as suas imunizações de rotina, e podem tomar a vacina da gripe após os seis meses de idade.

Para obter a máxima protecção contra a vacina da gripe, obtenha-a assim que estiver disponível todos os anos antes do início da época da gripe.

Depois de obter a vacina, são necessárias duas a três semanas para o proteger, por isso quanto mais cedo, melhor. Algumas evidências sugerem que a altura ideal para se vacinar é em Maio, no entanto, deve consultar o seu profissional de saúde relativamente ao calendário da sua vacinação anual contra a gripe, pois a época da gripe pode ser diferente de ano para ano.

Com que frequência é necessário actualizar as vacinas?

Embora muitas das vacinas de rotina nos protejam durante décadas, Konradsdottir diz que precisamos da vacina da gripe todos os anos, uma vez que cada estação de gripe traz diferentes estirpes do vírus: ""Muitos estudos têm demonstrado que se obtém alguma protecção acumulada contra a vacina da gripe, e quanto mais regularmente se obtém, melhor se está protegido"".

E se a imunização levar à febre?

Após uma imunização, algumas crianças desenvolvem uma febre moderada. Não significa que estejam doentes, mas mostra que o seu sistema imunitário está a aprender como a reconhecer e destruir o vírus ou bactérias contra as quais foram imunizadas.

No entanto, a febre pode tornar as crianças desconfortáveis. ""[Neste caso], dar [um] simples [antipirético que reduz a febre] é apropriado"", diz Konradsdottir. Um produto contendo ibuprofeno, um analgésico [antipirético e] comum (que reduz a dor), pode ser exactamente o que o perito em saúde infantil recomendou. Nurofen para Crianças contém ibuprofeno e ajuda a reduzir a temperatura do seu filho. Se eles estiverem muito indispostos, consulte o seu médico.

Embora a imunização não possa ajudar a proteger-nos de constipações, a ciência moderna ajuda a proteger as nossas crianças de muitas doenças angustiantes e graves. Manter-se a par das imunizações ajuda as nossas famílias a manterem-se saudáveis durante os meses mais frios - e durante todo o ano.