Qual a temperatura normal do bebé?

Segundo o Serviço Nacional de Saúde1 a temperatura corporal depende de vários fatores, nomeadamente do local de medição. Considera-se febre:

  • temperatura retal igual ou superior a 38º C
  • temperatura axilar igual ou superior a 37,6º C
  • temperatura timpânica igual ou superior a 37,8º C
  • temperatura oral igual ou superior a 37,6º C

Se o seu bebé mostrar sinais de febre, deve medir a sua temperatura com um termómetro - um termómetro digital pode ser para si o mais fácil de usar e mais preciso. A temperatura normal varia consoante se efetua uma leitura interna ou externa, por isso é importante saber o que procurar, dependendo da parte do corpo de onde se está a efectuar a leitura.

Como sempre, entre em contacto com um médico, se estiver preocupado.

Que tipos de termómetros existem?

Existem vários métodos de medir a temperatura do bebé, como debaixo da língua, debaixo do braço, no ouvido ou na testa. O método que escolher pode depender do termómetro que utilizar.

  • Termómetro digital - Rápidos de usar e muito precisos. Estes tipo de termómetros são geralmente utilizados para fazer leituras debaixo do braço.
  • Termómetro de ouvido - Este tipo de termómetro é a forma mais rápida de medir a temperatura do bebé, uma vez que pode dar uma leitura em apenas 1 segundo. No entanto, este tipo de termómetro é caro e é necessário seguir cuidadosamente as instruções para garantir que se obtém uma leitura precisa.
  • Termómetro de Fita - São termómetros muito básicos que se seguram contra a testa do bebé.
  • Termómetro de Mercúrio – Antigo e já muito pouco é utilizado. Pode ser perigoso devido ao facto da possibilidade de se partir com em pequenos estilhaços de vidro, e libertarem mercúrio. É melhor evitar a utilização deste tipo de termómetro por este motivo.

Com que frequência deve verificar a temperatura do seu bebé?

Quando o bebé tem febre, deve verificar regularmente a sua temperatura a fim de se certificar de que o bebé está bem. No entanto, é importante que o seu bebé descanse o máximo possível para ajudar a combater a infecção ou o vírus que lhe causa a febre. Verifique o estado do bebé, em intervalos de tempo programados.
Na maioria dos casos, o bebé recuperará de uma febre após alguns dias, sem mais tratamentos. Se o seu bebé tiver menos de seis anos e uma temperatura elevada, deve visitar o seu médico de clínica geral ou pediatra. No caso de bebés mais crescidos (entre 1 e 4 anos),  deve mantê-los confortáveis, encoraje-os a beber muitos líquidos para prevenir a desidratação, e não se esqueça de manter o quarto bem arejado. Mais uma vez, em caso de preocupação, entre em contacto com um  profissional de saúde.