Quando verificar

A frequência a verificar o seu filho doente pode variar. É sempre boa ideia contactar o seu pediatra se tiver alguma dúvida. É o que faz a mãe da Maria. A Ana, que está a criar uma menina de cinco anos, telefona ao médico durante o dia, fala sobre os sintomas da sua filha e pergunta com que frequência a deve observar durante a noite.

"Se ela apresentar febre durante a noite, dou-lhe Nurofen, que a minha filha toma bem, - especialmente pelo sabor a laranja. E normalmente acordo de duas em duas horas para a ir observar".

Como a por “à vontade”

É tentador vestir a criança com roupa quente ou adicionar cobertores na cama quando se sabe que ela está doente, mas é recomendável vesti-la com roupa leve.

"Tento impedir que a minha filha aqueça demasiado e depois trema de frio ao despir a roupa", diz. "Com roupa leve, fica muito mais confortável".

Ana abre normalmente uma janela, mas se as condições meteorológicas estiverem instáveis, posiciona um ventilador do outro lado do quarto da sua filha, para que sinta apenas uma brisa suave. "Basicamente, certifico-me de que o quarto está a uma temperatura confortável", diz.

Ingestão de muitos fluídos

A Ana tenta encorajar a sua filha a beber quando está doente, apesar de ser muitas vezes a última coisa que a sua filha de cinco anos de idade quer fazer.

"A minha filha fica agitada e rabugenta com febre, o que é normal- afinal, não se está a divertir. Mas se eu conseguir que ela beba alguma coisa, deixo-a mais confortável, o que a ajuda a adormecer, e previne a desidratação".

"Tento que ela beba o seu sumo favorito ou, ao sentar-se, dou-lhe um bloco de gelo para ajudar a com a hidratação".

A ajuda sempre à mão

"Adoro Nurofen", diz Ana. "Já o usei inúmeras vezes para ajudar a baixar a temperatura da minha filha". E guardo sempre um frasco em casa - para o caso de ela ficar com febre".