1. Uma temperatura elevada

Se está preocupado com a possibilidade de o seu bebé ter febre, deve verificar a sua temperatura com um termómetro.

Quando consultar o seu médico:

Se o seu bebé tiver menos de três meses e febre acima dos 38°C, ou se o bebé estiver imunocomprometido (tiver um sistema imunitário enfraquecido) devido a uma condição médica ou tratamento médico e tiver febre acima dos 38°C, deve consultar um médico, mesmo com ausência de outros sintomas.

Para todas as outras crianças, consulte um médico se a sua temperatura for superior a 38°C e se apresentarem qualquer um dos seguintes sintomas:

  • Pescoço rígido ou sensibilidade à luz
  • Vómitos e recusa de ingestão de líquidos
  • Erupção cutânea
  • Apresentar mais sonolência do que o habitual
  • Problemas relacionados com respiração
  • Dor que não alivia com medicação para alívio da dor.

Procure um profissional de saúde se a criança:

  • Apresentar febre acima dos 40°C, mesmo sem outros sintomas
  • Apresentar febre há mais de dois dias
  • Apresentarem sinais de agravamento de estado
  • Existirem episódios de convulsão febril (convulsão que ocorre quando têm febre).

Lembre-se que o que é considerada temperatura normal para a testa, não é necessariamente o mesmo para outras partes do corpo, por isso é importante saber qual a temperatura que o seu termómetro deve ler, dependendo do tipo de termómetro que está a usar.

Na maioria das vezes, a febre do seu bebé passará após alguns dias, sem complicações. Um aumento da temperatura é a forma do corpo combater a doença, e por isso, embora seja sempre uma ocorrência preocupante, também significa que o seu sistema imunitário está a funcionar como deve ser. No entanto, se o bebé parecer indispostos e você estiver preocupado, é importante procurar aconselhamento médico.

2. Calafrios

Calafrios e tremores podem ser uma indicação de febre. Se suspeitar que o seu bebé tem febre, verifique a sua temperatura com um termómetro. Se o seu bebé tiver uma temperatura elevada, vista-o o mais confortavelmente possível, proporcione-lhe descanso e mantenha o quarto bem arejado.

3. Sensação de calor e pele rosada

Quando o seu filho tem febre, a testa, as costas ou o estômago podem emitir uma sensação de calor. Para uma leitura precisa da temperatura do seu bebé, deve utilizar um termómetro. Se o seu bebé tiver uma temperatura elevada, mantenha-o confortável e hidratado com água, sumo liquído, leitel, ou o que quer que ele habitualmente beba.

4. Irritabilidade

Sinais como o de chorar mais ou de forma diferente do que o habitual, podem estar relacionados com febre. Do mesmo modo, estados de letargia podem também estar associados a febre. Fique de olho no bebé e controle regularmente a sua temperatura com um termómetro. Se estiver preocupado, deve procurar um profissional de saúde.

5. Perda de apetite

Se notar que o seu bebé perde o apetite – liquidos ou sólidos, dependente da idade, pode ser um sinal que algo não está bem. Tente dar de mamar regularmente, para manter o bebé hidratado e anote as ocorrências, para que, no caso de se rnecessário, dar essa informação ao profissional de saúde.