Segurança de Nurofen na gravidez?

Não deve tomar Nurofen durante os primeiros 6 meses de gravidez, exceto se aconselhado pelo médico. Não tome Nurofen de todo nos últimos 3 meses de gravidez.

 

A gravidez é um momento em que se devem ter alguns cuidados especiais relativamente à toma de medicamentos. Alguns medicamentos que são adequados para toma em adultos e crianças podem não ser seguros para tomar na gravidez. Se soube recentemente que está grávida, fale com o seu médico sobre todos os seus medicamentos.

 

O seu médico também lhe pode dar conselhos sobre quais as opções que dispõe para o alívio da dor, de modo a ajudá-la a controlar a dor de forma eficaz durante a gravidez e a dar ao seu bebé um bom início de vida.

 

Principais factos sobre Nurofen e a gravidez:

• A menos que o seu médico recomende, não tome Nurofen durante os primeiros 6 meses de gravidez. 

• Não deve tomar Nurofen de todo nos últimos 3 meses de gravidez.

• Existem outros medicamentos analgésicos que podem ser tomados durante a gravidez. Fale com o seu médico ou farmacêutico para saber o que pode ser indicado para si.

 

Algumas variantes de Nurofen contêm sódio. Se estiver a seguir uma dieta baixa em sódio, confirme com o seu médico antes de tomar Nurofen.

 

Leia sempre o folheto informativo. Respeite a posologia e o modo de utilização, presentes no folheto. O uso incorreto pode ser prejudicial. Se os sintomas persistirem, consulte o seu profissional de saúde. Todas as informações apresentadas nestas páginas da web não se destinam a diagnosticar ou a prescrever. Sempre que tenha questões ou dúvidas relacionadas com a sua saúde, contacte o seu médico.

1. Porque devo evitar Nurofen durante a gravidez?

O ingrediente ativo de Nurofen é ibuprofeno. O ibuprofeno pertence a um grupo de medicamentos denominados anti-inflamatórios não esteróides (ou AINEs). Alguns estudos demonstraram que os AINEs podem aumentar o risco de aborto, se forem tomados durante o início da gravidez. Mais tarde na gravidez, os AINEs podem afetar os rins ainda imaturos ou o sistema circulatório do bebé.

2. Quando poderei voltar a tomar o ibuprofeno novamente?

Caso o seu médico aconselhe, poderá tomar ibuprofeno após o parto e enquanto estiver a amamentar. Consulte sempre o seu médico ou profissional de saúde.

3. Alternativas ao ibuprofeno na gravidez

Existem opções para controlar a dor durante a gravidez que não incluem ibuprofeno ou outros AINEs. Para obter conselhos sobre o alívio da dor quando está grávida, fale com o seu médico ou farmacêutico. Certifique-se que lhe diz que está grávida para que lhe possam recomendar as opções de alívio da dor que são adequadas para si e para o seu bebé.