Principais factos sobre Nurofen e a gravidez:

  • A menos que o seu médico recomende, não tome Nurofen durante os primeiros 6 meses de gravidez.
  • Não deve tomar Nurofen de todo nos últimos 3 meses de gravidez.
  • Existem outros medicamentos analgésicos que podem ser tomados durante a gravidez. Fale com o seu médico ou farmacêutico para saber o que pode ser indicado para si.

Porque devo evitar Nurofen durante a gravidez?

O ingrediente ativo de Nurofen é ibuprofeno. O ibuprofeno pertence a um grupo de medicamentos denominados anti-inflamatórios não esteroides (ou AINEs). Alguns estudos demonstraram que os AINEs podem aumentar o risco de aborto, se forem tomados durante o início da gravidez. Mais tarde na gravidez, os AINEs podem afetar os rins ainda imaturos ou o sistema circulatório do bebé.

Quando poderei voltar a tomar o ibuprofeno novamente?

Caso o seu médico aconselhe, poderá tomar ibuprofeno após o parto e enquanto estiver a amamentar. Consulte sempre o seu médico ou profissional de saúde.

Alternativas ao ibuprofeno na gravidez

Existem opções para controlar a dor durante a gravidez que não incluem ibuprofeno ou outros AINEs. Para obter conselhos sobre o alívio da dor quando está grávida, fale com o seu médico ou farmacêutico. Certifique-se que lhe diz que está grávida para que lhe possam recomendar as opções de alívio da dor que são adequadas para si e para o seu bebé.

É seguro tomar Nurofen na amamentação?

Devido à ausência de estudos clínicos, não se recomenda a utilização de Nurofen em mulheres a amamentar.