O que é o paracetamol?

O paracetamol (também conhecido como acetaminofeno) é um medicamento bem conhecido que é geralmente utilizado para aliviar a dor e fazer baixar a febre. O paracetamol é considerado pela Organização Mundial da Saúde um medicamento essencial num sistema básico de saúde.
Os medicamentos com Paracetamol são conhecidos por uma ampla variedade de marcas, e estão disponíveis numa variedade de formulações concebidas para as dores e sintomas de constipação para adultos e crianças.

 

Leia sempre o folheto informativo. Respeite a posologia e o modo de utilização, presentes no folheto. O uso incorreto pode ser prejudicial. Se os sintomas persistirem, consulte o seu profissional de saúde. Todas as informações apresentadas nestas páginas da web não se destinam a diagnosticar ou a prescrever. Sempre que tenha questões ou dúvidas relacionadas com a sua saúde, contacte o seu médico.

1. Como atua o paracetamol?

Não se sabe exatamente como é que o paracetamol funciona mas os investigadores pensam que atua principalmente no sistema nervoso central (cérebro e coluna vertebral). Pensa-se que o paracetamol reduz a intensidade dos sinais de dor enviados ao cérebro. Pode também impedir a libertação de químicos que aumentam a dor e temperatura corporal, chamadas prostaglandinas.


O paracetamol é bem tolerado em doses baixas, e é um analgésico comum e está disponível em dosagens sem necessidade de prescrição médica.

2. Para que é que o paracetamol é usado?

Nas opções sem necessidade de prescrição médica, o paracetamol é usado para proporcionar alívio temporário da dor e desconforto com:

Dores de cabeça (por exemplo, enxaquecas, dores de cabeça tensionais)
Dores musculares (distensões e entorses, lesões desportivas)
Dores nas costas
Dores de dentes
Artrite (incluindo osteoartrite)
Sintomas de gripes e contipações
Febre

3. A história do paracetamol

O paracetamol foi inventado em 1893 e ficou disponível para o público em geral com a prescrição de um médico em 1953. Apenas em 1959 é que o paracetamol passa a estar disponível sem receita médica.


Hoje, o paracetamol está disponível em dosagens sem necessidade de prescrição médica e é usado para controlar a dor e a febre.

4. Precauções

O paracetamol tem poucos efeitos secundários, quando tomado nas doses recomendadas. No entanto, consulte o seu médico antes de tomar paracetamol:

Se tiver problemas hepáticos ou renais
Se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo alguns que compra na farmácia ou parafarmácia. Alguns medicamentos e paracetamol podem interferir uns com os outros.
Não tome paracetamol:
Se você é alérgico ao paracetamol
Mais do que alguns dias de cada vez, exceto com o conselho do seu médico

5. Sobredosagem de paracetamol

Se acha que pode ter tomado uma dose excessiva de paracetamol, contacte imediatamente o seu médico. A dose diária máxima recomendada de paracetamos é:

• 4 g / dia para adultos e crianças com mais de 12 anos