O que é o ibuprofeno e para que está indicado?

Como é que o ibuprofeno funciona? De onde surgiu? Para que pode usar o ibuprofeno? Aqui encontrará respostas para as perguntas mais frequentes sobre o ibuprofeno.


O ibuprofeno é um medicamento anti-inflamatório não esteróide (AINE), um tipo de medicamento que é utilizado para o alívio da dor e para baixar a febre. A Organização Mundial de Saúde (OMS) lista o ibuprofeno como um dos medicamentos mais importantes, necessários num sistema básico de saúde.


Existem muitos nomes de marca diferentes para o ibuprofeno e irá encontrar produtos com ibuprofeno vendidos em parafarmácias e farmácias. Irá também encontrar formulações específicas para adultos e para crianças.

 

Leia sempre o folheto informativo. Respeite a posologia e o modo de utilização, presentes no folheto. O uso incorreto pode ser prejudicial. Se os sintomas persistirem, consulte o seu profissional de saúde. Não está indicado para crianças com menos de 3 meses de idade. Todas as informações apresentadas nestas páginas da web não se destinam a diagnosticar ou a prescrever. Sempre que tenha questões ou dúvidas relacionadas com a sua saúde, contacte o seu médico.

1. Como funciona o ibuprofeno?

O Ibuprofeno impede o organismo de produzir grandes quantidades de prostaglandinas quando tem uma doença ou uma lesão.


As prostaglandinas são substâncias químicas naturais que são libertadas no organismo quando está doente ou tem uma lesão. Quando as prostaglandinas são libertadas, tornam os nervos circundantes mais sensíveis à dor - o que ajuda o corpo a perceber que algo não está bem. Assim, quando passa a sua mão em algo afiado, por exemplo, os nervos próximos informam o cérebro, que rapidamente envia uma mensagem de que a sua mão está a doer.

 

As prostaglandinas fazem com que os tecidos fiquem inflamados e inchados. São uma das razões pelas quais a garganta incha quando fica doente, e sente o nariz entupido quando está constipado. As prostaglandinas são também uma das razões pelas quais quando torce o tornozelo, fica com essa área inchada e inflamada.

 

Uma vez que o ibuprofeno bloqueia a produção de prostaglandinas, atua na origem da dor para ajudá-lo a aliviar a dor e a reduzir a inflamação.

2. Quais são os diferentes tipos de ibuprofeno disponíveis?

O ibuprofeno existe numa variedade de formulações diferentes. As duas mais comuns são as formulações orais que podem ser tomadas com água, e as formulações tópicas que são aplicadas sobre a pele.


Ibuprofeno oral – comprimidos ou cápsulas, podem ser tomados com água. Depois de tomar um comprimido de ibuprofeno, este vai para o estômago onde começa a dissolver-se. Como o comprimido se dissolve, o ibuprofeno é libertado. É então absorvido pela corrente sanguínea, através da parede do estômago.

Nos últimos anos, têm sido desenvolvidos novos tipos de ibuprofeno. Por exemplo, o ibuprofeno de sódio - uma forma de sal de ibuprofeno que é absorvido mais rápidamente.


Após o ibuprofeno ser absorvido pela corrente sanguínea, começa a bloquear a libertação das prostaglandinas, o que ajuda a reduzir a dor e inflamação.


Nurofen comprimidos e cápsulas de ibuprofeno não são adequados para bebés e crianças. Estão disponíveis as suspensões Nurofen Suspensão Oral 20mg/ml, a partir dos 3 meses de idade, e Nurofen Morango Suspensão Oral 40mg/ml a partir dos 6 anos.

3. Para que é usado o ibuprofeno?

Nas opções sem necessidade de prescrição médica, o ibuprofeno é usado para proporcionar alívio temporário da dor e/ou inflamação nas seguintes situações:

 

Dores de cabeça (por exemplo, enxaquecas, dores de cabeça tensionais)
Dores musculares (por exemplo, entorses e distensões, lesões desportivas)
Febre
Sintomas de gripes e constipações
• Dores menstruais
• Dores nas costas
Dores de dentes
Dor nas articulações (ex: artrite)

4. A história do ibuprofeno

O Ibuprofeno foi desenvolvido e descoberto na década de 1950 pela Boots Company no Reino Unido (agora propriedade da Reckitt Benckiser). Os líderes da equipa foram o Dr. Stewart Adams e os seus colegas John Nicholson e Colin Burrows.


Hoje, o ibuprofeno é um medicamento sem necessidade de prescrição médica e usado por milhões de pessoas para aliviar a dor e a febre, e é ainda amplamente usado para controlar a dor associada com a artrite reumatóide e a osteoartrite.

5. O que são os AINEs?

Os AINEs (abreviação para os medicamentos anti-inflamatórias não esteróides) ajudam a aliviar a dor e reduzir a inflamação, bloqueando a produção de químicos no organismo que causam a dor chamados prostaglandinas.


Existem muitos tipos de AINEs disponíveis tanto em parafarmácias, como em farmácias. AINEs sem necessidade de prescrição médica incluem a
ácido acetilsalicílico, diclofenac, naproxeno e ibuprofeno.


Outros AINEs mais fortes estão disponíveis com prescrição médica.

6. Precauções

Não tome ibuprofeno:

Se tem uma úlcera no estômago ou outros distúrbios gástricos, renais ou cardíacos.
Se é alérgico ao ibuprofeno, à
ácido acetilsalicílico ou a outros medicamentos anti-inflamatórios. Se tiver uma reação alérgica, pare de tomar ibuprofeno e fale com o seu médico imediatamente.
Durante os primeiros 6 meses de gravidez, excepto se aconselhado pelo seu médico. Não use de todo durante os últimos 3 meses de gravidez.

7. Sobredosagem de ibuprofeno

Não exceder a dose indicada. Não administrar Nurofen a bebés com menos de 3 meses de idade.
Se acha que pode ter tomado uma dose excessiva de ibuprofeno, contacte imediatamente o seu médico.

 

A dose diária máxima recomendada de ibuprofeno é:

• 1200 mg / dia para adultos e crianças com mais de 12 anos