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Dores musculares

Dores musculares

Reconhece certamente o sentimento - tem exagerado um pouco no ginásio, e agora ficou com dores em músculos que nem sabia que tinha. Não está sozinho. A dor muscular é comum e pode afetar praticamente qualquer parte do corpo, incluindo o pescoço e os ombros, as costas, as pernas e até os pés.

 

Pode ter uma dor muscular em qualquer lugar do seu corpo, incluindo as costas, pescoço, ombros, pernas e peito.

 

Causas comuns das dores musculares

 

Não precisa ser um viciado em ginásios para ter dores musculares. Podem ser causadas por:

 

• Uso excessivo de um músculo específico

• Qualquer tipo de atividade física a que não esteja habituado

• Uma lesão (entorses e distensões)

• Tensão muscular.

 

Lesões como as entorses e as distensões podem ocorrer se estiver a fazer exercício ou a esforçar-se para além do que o seu corpo está habituado, ou devido a um acidente como uma queda ou uma colisão.

 

Se tem dor muscular ao longo de todo o seu corpo e não encontra uma razão para a mesma, pode significar que tem uma infeção ou outra doença. Portanto, é melhor consultar o seu médico.

 

Conselhos para o alívio da dor muscular

 

Aqui ficam alguns conselhos que pode experimentar para ajudar a aliviar a dor muscular causada por uma lesão ou uso excessivo:

 

• Descanse a área afetada

• Aplique gelo na região afetada durante os primeiros dias após a lesão. Para dores que se prolonguem por mais de 3 dias, poderá aplicar calor.

• Poderá também experimentar uma opção de alívio da dor, como Nurofen.

 

Para ajudar a aliviar a dor muscular causada pelo exercício ou stress:

 

• Faça alongamentos suaves

• Evite atividades muito extenuantes ou de alto impacto, durante algum tempo

• Utilize técnicas de relaxamento, como a meditação, para reduzir a tensão

 

A prevenção é a melhor maneira de evitar as dores musculares

 

Lembre-se destas simples medidas para ajudar a reduzir a dor muscular:

 

• Faça aquecimento antes do exercício e arrefeça após o exercício

• Faça exercício regularmente para manter os músculos em boas condições

• Evite fazer exercício quando está muito cansado

• Mantenha-se bem hidratado

• Evite acidentes, mantendo a sua casa e ambiente de trabalho arrumados

• Faça um bom alongamento de vez em quando, especialmente se trabalha numa secretária.

 

Leia sempre o folheto informativo. Respeite a posologia e o modo de utilização, presentes no folheto. O uso incorreto pode ser prejudicial. Se os sintomas persistirem, consulte o seu profissional de saúde. Todas as informações apresentadas nestas páginas da web não se destinam a diagnosticar ou a prescrever. Sempre que tenha questões ou dúvidas relacionadas com a sua saúde, contacte o seu médico.

 

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