Breadcrumbs

Dores de cabeca

Dores de cabeça

Quase todos já sofremos em algum momento de uma dor de cabeça. No entanto, a sensação de dor de cabeça para uma pessoa, pode não ser a mesma para outra pessoa. Isto porque existem quatro tipos diferentes de dores de cabeça e cada um com o seu próprio padrão de dor e causa. Assim, ao saber distinguir o tipo de dor de cabeça que está a ter, melhor irá ser capaz de controlá-la.

 

Os quatro principais tipos de dores de cabeça:

 

Dor de cabeça tensional

 

As dores de cabeça tensionais são o tipo mais comum de dor de cabeça e afetam até 8 em cada 10 pessoas.

 

Qual é a sensação?

Dor de cabeça tensional é geralmente descrita como uma sensação de se ter uma faixa apertada à volta da cabeça. A dor geralmente mantém-se e não pulsa.

 

Qual a causa?

Poderá ficar surpreendido ao saber que a origem da dor de cabeça tensional está nos músculos doridos da cabeça e do pescoço. Quando está stressado ou cansado, os músculos da cabeça e do pescoço ficam doridos e sensíveis. Quando estes músculos ficam tensos, a dor irradia até à cabeça e sente dores de cabeça.

 

O que provoca?

O stress, uma má postura, luzes fortes e brilhantes, assim como sons altos podem desencadear uma dor de cabeça tensional.

 

Enxaquecas

 

Qual é a sensação?

A enxaqueca é uma dor latejante ou pulsante de um dos lados da cabeça. Pode sentir náuseas e sensibilidade à luz, e até mesmo ter problemas visuais, como ver luzes a piscar ou linhas em ziguezague.

 

Qual a causa?

Não está ainda plenamente compreendido o que provoca uma enxaqueca mas pensa-se que esteja associado ao aumento do fluxo de sangue na cabeça.

 

O que provoca?

A enxaqueca pode ser causada por luzes fortes e brilhantes, certos alimentos e mudanças hormonais.

 

Cefaleias em salvas

 

Qual é a sensação?

As cefaleias em salvas têm este nome porque os ataques surgem em grupos e, muitas vezes sem aviso. Poderá sentir uma dor súbita ou grave atrás dos olhos e outras vezes de um dos lados da cabeça.

 

Qual a causa?

Não se conhecem as causas das cefaleias em salvas mas pensa-se que envolve o hipotálamo, o relógio biológico do cérebro.

 

O que provoca?

Não existem desencadeadores associados à cefaleia em salvas, embora o álcool possa provocá-las.

 

 

Sinusite

 

Qual é a sensação?

A sinusite é uma dor latejante e aborrecida na frente da cabeça e rosto. Poderá sentir pressão ou inchaço à volta dos olhos, bochechas e testa, que muitas vezes piora ao mover-se ou ao dobrar-se para a frente.

 

Qual a causa?

A sinusite é causada pelo congestionamento e inflamação dos seios faciais, cavidades cheias de ar em torno dos olhos, nariz, e bochechas.

 

O que provoca?

Pode ser causada por alergias, febre dos fenos ou uma constipação.

 

Quando é que me devo preocupar com uma dor de cabeça?

 

A maioria das dores de cabeça não são um sinal de uma doença mais grave. No entanto, deve consultar o seu médico se:

 

• A dor for resultado de um ferimento na cabeça

• Desenvolver problemas com a visão, tal como visão turva

• Caso os sintomas de dor de cabeça se tornem graves

• A dor de cabeça for acompanhada de outros sintomas, como febre ou vómitos.

 

Alívio rápido da dor de cabeça

 

Existem muitas maneiras de aliviar uma dor de cabeça. Reduzir o stress e evitar os desencadeadores comuns de dor de cabeça, pode ajudar. Poderá tomar um analgésico como Nurofen Xpress, que é mais rápido no alívio da dor

 

 

Leia sempre o folheto informativo. Respeite a posologia e o modo de utilização, presentes no folheto. O uso incorreto pode ser prejudicial. Se os sintomas persistirem, consulte o seu profissional de saúde. Todas as informações apresentadas nestas páginas da web não se destinam a diagnosticar ou a prescrever. Sempre que tenha questões ou dúvidas relacionadas com a sua saúde, contacte o seu médico.

 

Estamos empenhados em manter a informação pessoal segura. Clique aqui para ver a nossa política de privacidade.