Breadcrumbs

Seja mais inteligente que a sua dor de cabeca

Seja mais inteligente que a sua dor de cabeça

Esteve a trabalhar pela noite dentro, está atrasado para uma reunião importante e o relatório ainda não está acabado. Não é de admirar que tenha uma dor de cabeça!
Os dias agitados acrescido de falta de sono, podem causar altos níveis de stress e provocar dores de cabeça tensionais, que irão ter impacto no seu desempenho profissional e deixar o seu corpo em desequilíbrio. Para manter o seu local de trabalho uma zona «livre de dor de cabeça», experimente as seguintes dicas:

 

Planeie o seu dia
Criar uma lista de afazeres pode ajudá-lo a organizar as suas ideias e a estabelecer prioridades para o dia seguinte. Comece por avaliar a altura do dia em que está mais produtivo - é uma pessoa que funciona melhor de manhã ou de tarde? Planeie o seu dia de modo a que as tarefas mais desafiantes sejam abordadas quando está no seu melhor.

 

Aliviar uma dor de cabeça – defina alguns limites
Quando o trabalho começa a tomar conta da sua vida pessoal, aumentam os níveis de stress e as dores de cabeça podem tornar-se mais frequentes. Para manter um equilíbrio trabalho / vida pessoal saudável, tem que estabelecer limites. É mais fácil falar do que fazer? Comece por dar um passo de cada vez - mantenha o computador desligado em casa, arranje tempo para o seu passatempo favorito ou promova encontros com amigos e familiares.

 

Deite cá para fora!

Vários estudos têm demonstrado que conversar com a família e amigos pode melhorar o seu bem-estar. Se teve um dia difícil no trabalho e se sente sobrecarregado, fale sobre isso com um amigo e consiga relativizar a situação. É também importante ter uma rede de apoio no local de trabalho, por isso tome um café e ria com alguém que possa estar a sentir-se exatamente do mesmo modo.


Mexa-se
Se está sentado em frente a um computador o dia todo, provavelmente não está a fazer o exercício físico que deveria - um fator grandemente associado com as dores de cabeça. Um estudo de Gestão da Saúde Ocupacional de 2008 revelou que os indivíduos que fazem exercício antes do trabalho são mais felizes, mais produtivos e sofreram de menos stress. Uma pequena caminhada durante a sua hora de almoço, pode ser suficiente para melhorar a sua condição física e ajudar evitar essas dores de cabeça tensionais.


Não salte refeições
Todos nós sabemos que a nutrição é a chave para uma vida saudável mas quando está ocupado, pode ser difícil ter tempo para comer. A realidade é que a falta de uma refeição reduz o nível de açúcar no sangue, o que, por vezes, pode desencadear ou agravar uma dor de cabeça. Comece cada dia com o pé direito, e coma um pequeno-almoço saudável – sabe-se que é importante na redução do stress e na melhoria do desempenho profissional.

Lembre-se que as pessoas que sofrem de stress optam tendencialmente por alimentos mais calóricos, o que pode levar a uma inflamação do organismo. Experimente aumentar o consumo de alimentos que ajudam a combater a dor, tais como o salmão, laranjas e gengibre.

 

Durma e livre-se do stress - adeus dores de cabeça

Sentir-se cansado é um desencadeador comum de dores de cabeça tensionais. Dormir mais - mesmo que seja uma sesta - pode reduzir os riscos de dores de cabeça e diminuir a sensibilidade à dor. Isto acontece porque o sono relaxa os músculos da cabeça e pescoço - uma causa das suas dores de cabeça.
O seu problema é adormecer? Tente mudar a sua rotina: Ir para a cama sempre à mesma hora e evitar a cafeína à noite, pode ajudar. Também pode mudar de almofada ou mesmo mudar a posição de dormir, o que pode diminuir a tensão no pescoço e nos ombros.

 

Corrija a sua postura

 

 

As dores nas costas não são o único efeito de uma má postura - colocar a sua mesa e cadeira em posições corretas pode reduzir o risco de dor de cabeça, uma vez que mantem os seus músculos relaxados. Utilizar uma cadeira ergonómica irá ajudar a sua coluna a manter a curvatura natural, o que pode aliviar a tensão muscular no pescoço, ombros e costas.
Pode reduzir ainda mais a tensão muscular se ajustar o monitor do computador de maneira a que esteja ao nível dos olhos ou ligeiramente abaixo. As luzes brilhantes também podem desencadear dores de cabeça, por essa razão utilize uma película anti-reflexo no monitor do computador, e não se esqueça de fazer pausas regulares para dar aos seus olhos um descanso.