Breadcrumbs

Formas naturais para controlar a sua dor

Formas naturais para controlar a sua dor

Se sente dor frequentemente, experimente uma alternativa natural para alívio da dor. Os remédios caseiros podem ser uma ótima maneira de aliviar a inflamação e aumentar o seu bem-estar. Aqui ficam algumas ideias naturais para ajudá-lo a controlar a dor.

 

1. Ultrapasse com a ajuda dos amigos

 

As pessoas que mantêm contato regular com os outros demonstram gerir a dor com maior facilidade. Um estudo revelou que os indivíduos que mais conforto recebem de amigos e entes queridos, encontram maneiras alternativas para lidar com os seus sintomas. Dar umas gargalhadas com os seus amigos provoca a libertação de endorfinas, os químicos de bem-estar que são também analgésicos naturais. Adoptar um animal de estimação também pode contribuir para o alívio da dor, uma vez que podem ter um efeito positivo sobre as pessoas, reduzindo a sensação de desconforto e aumentar os níveis de bem-estar.

 

2. Aqueça e arrefeça

 

Tanto o calor, como o frio podem aliviar a dor e decidir qual será a melhor opção, poderá ser confuso. Tudo depende de quão recente a lesão é.

 

Para uma lesão recente ou aguda, a terapia fria diminui a inflamação e reduz o inchaço. Um pouco de gelo ou compressa fria colocada sobre uma lesão, pode entorpecer os tecidos doridos e aliviar a dor.

Para lesões mais antigas ou dor crónica, a terapia de calor alivia a dor, incentivando o fluxo de sangue. Isto pode ser feito por aplicação de uma fonte de calor, para estimular o processo de cicatrização. Pode tentar usar um saco de água quente, por exemplo.

 

3. Tenha uma noite tranquila de sono

 

Se estiver com dores pode tornar-se difícil conseguir uma boa noite de sono. Contudo, mesmo estando com dores, o sono regular pode ser exatamente o que o seu médico aconselha. Pensa-se que a falta de sono aumenta a sensibilidade do corpo à dor e que interrompe o processo de cicatrização. Para as pessoas que sofrem de dores nas costas ou dores musculares, o sono pode relaxar os músculos doridos e acelerar a recuperação. Se a dor o impede de dormir, experimente meditação e outras técnicas de relaxamento que também podem ajudá-lo a conseguir adormecer e a continuar a dormir.

 

4. Faça exercício físico leve

 

O exercício leve é uma ótima maneira de aliviar a dor. Quando faz exercicio, o corpo liberta endorfinas, os analgésicos naturais do corpo. Eles atuam no bloqueio dos sinais de dor, reduzindo a sua sensibilidade à dor. O cérebro também liberta outros químicos enquando faz exercício, como a serotonina, que aumenta o humor e bem-estar. Se tem dor crónica nas costas ou artrite, o exercício leve irá fortalecer os músculos e reduzir a dor articular e a rigidez. Também protege os músculos de futuras lesões.

 

5. Apanhe sol

 

As pessoas com baixos níveis de vitamina D são duas vezes mais propensas a sofrer de dor crónica e de dores musculares. Uma das razões porque isto acontece deve-se ao facto da vitamina D ser necessária para que o corpo absorva cálcio. Quando está em falta, o organismo vai buscar o cálcio aos ossos, deixando-os fracos e suscetíveis à dor. A luz solar é uma das melhores maneiras de obter vitamina D e apenas alguns minutos por dia é o suficiente para carregar os seus níveis de vitamina D. Aumentar os níveis de vitamina D também irá fazê-lo mais feliz pois incentiva o organismo a libertar serotonina, a molécula da felicidade que aumenta o bem-estar e ajuda a combater a depressão.

 

6. Encontre o seu equilíbrio interior

 

A meditação e outros métodos de relaxamento não só reduzem o stress mas também podem ajudar na gestão da dor. O estado de espírito relaxado produzido pela meditação reduz a ansiedade e diminui a sua percepção de dor. De dores de cabeça, a dores nas costas e artrite, a meditação tem demonstrado conseguir reduzir a dor, especialmente se praticada regularmente. O profundo estado de relaxamento que cria concentra a mente e permite que os músculos relaxem.

 

7. Experimente um remédio caseiro à base de plantas

 

Os remédios à base de plantas são usados há milhares de anos para aliviar as dores e para combater as inflamações. Plantas, ervas e especiarias como açafrão das índias, hortelã-pimenta e gengibre são usadas frequentemente não só pelo seu sabor, mas também porque contêm poderosas propriedades de combate à dor. Comer alimentos como salmão, azeite e cerejas também podem ajudar a aliviar a inflamação e a reduzir o risco de doenças como a artrite. Existem imensas maneiras deliciosas para ajudar a controlar a dor.

 

Quando deve pensar em tomar comprimidos para o alívio da dor

 

Todos sentimos dor em algum momento das nossas vidas. No entanto, a dor é algo pessoal e para algumas pessoas, pode mesmo interferir com muitos aspectos da vida quotidiana. Se a dor está a impedir que possa desfrutar das suas atividades diárias, experimente considerar uma forma eficaz de alívio da dor, como os analgésicos sem necessidade de prescrição médica, tal como o Nurofen.