Breadcrumbs

Cinco mitos acerca das dores de cabeca

Cinco mitos acerca das dores de cabeça

Latejante, desagradável ou que nos distrai – em algum momento, qualquer um de nós já teve que lidar com uma dor de cabeça. E surgem sempre nas piores alturas.

Quer sejam tensionais, tipo acumulado, de sinusite ou enxaquecas cada uma é diferente. Então vamos deixar cair os cinco mitos mais comuns acerca das dores de cabeça para começar a livrar-se delas.

 

Mito Nº1

As enxaquecas são o tipo mais comum de dor de cabeçaNa verdade as dores de cabeça tensionais são o tipo mais comum de dor de cabeça, com uma taxa de incidência de 8 pessoas em cada 10. A razão pela qual são tão comuns deve-se principalmente ao nosso estilo de vida moderno, com luzes brilhantes, ruídos altos e stress. O stress pode criar tensão excessiva nos músculos da cabeça e pescoço e são estes músculos que são a fonte da dor de cabeça tensional. Provavelmente já conhece a sensação de uma dessas dores de cabeça - uma aborrecida dor de dor em ambos os lados da cabeça.

 

Mito Nº2

Apenas os adultos têm dores de cabeça
As dores de cabeça não são exclusivas dos adultos. As crianças também sofrem de dores de cabeça, incluindo dores de cabeça tensionais - a única diferença é que elas não conseguem dizê-lo, especialmente os mais pequenos. Na verdade, as dores de cabeça são realmente uma das principais razões pelas quais as crianças faltam à escola. Apesar de nem sempre serem sérias, é importante manter a dor de cabeça infantil debaixo de olho e consultar um médico no caso de se agravarem.

 

Mito Nº3

As enxaquecas são apenas dores de cabeça muito fortes
Não é exatamente verdade. As enxaquecas são diferentes das outras dores de cabeça. São na verdade, um distúrbio neurológico e pode ser muito mais doloroso do que a dor de cabeça comum. A dor é causada principalmente pela expansão dos vasos sanguíneos na cabeça.
Se estiver com uma enxaqueca, poderá ter também outros sintomas, como náuseas e sensibilidade à luz. Pode até ter problemas visuais conhecidos como auras e ver luzes a piscar ou linhas em ziguezague.

 

Mito Nº4

Apenas as mulheres têm dores de cabeça recorrentes
Todos temos dores de cabeça. Os homens correm menos riscos de dores de cabeça tensionais e enxaquecas, mas são cinco vezes mais propensos a ter dores de cabeça agrupada ou acumulada. Este tipo de dores de cabeça tem este nome, porque se sentem grupos ou aglomerados de dores de cabeça durante várias semanas, e ocorrem uma ou duas vezes no ano, na mesma altura. A dor é geralmente sentida atrás dos olhos ou apenas de um dos lados da cabeça, surgindo com intensidade e de maneira inesperada.

 

Mito Nº5

Todas as dores de cabeça são de natureza psicológica
A maioria das dores de cabeça são geralmente desencadeadas por uma causa física subjacente. Assim como a fonte das dores de cabeça tensionais é causada pelo stress dos músculos da cabeça e pescoço, que por sua vez enviam sinais de dor, que depois se fazem sentir em ambos os lados da cabeça. Muitas vezes a sensação de dor nas dores de cabeça tensionais é comparável a ter uma faixa apertada à volta da cabeça.
Se está a sofrer de um destes tipos de dor de cabeça, poderá considerar atacar a origem física da dor ao optar um analgésico como Nurofen.