Breadcrumbs

As dores de cabeca mais comuns nao tem origem na cabeca

As dores de cabeça mais comuns não têm origem na cabeça

A maioria de nós sabe o que é ter uma dor de cabeça, 8 em cada 10 pessoas têm dores de cabeça de vez em quando. Essa dor de cabeça pode estar relacionada com o facto de estar longos dias em frente a um computador, saltar refeições ou não dormir horas suficientes.

Mas estes fatores por si só não explicam a origem da dor - estará na sua cabeça ou passa-se algo mais?

 

Identificar a origem da dor

Quando tem uma dor de cabeça, pode achar que essa dor provém da testa ou que poderá ter algo relacionado com o cérebro. No entanto, poderá ficar surpreendido ao saber que a origem dessa dor poderá estar nos músculos do pescoço e da cabeça. Mas como é que uma dor no músculo do pescoço pode causar uma dor de cabeça? Tudo se deve a um tipo de dor a 'dor referida'. A dor referida dá-se quando o cérebro confunde os sinais de dor de uma parte do corpo e assume que estão a chegar de outra parte do corpo. No corpo está tudo ligado, e por essa razão, o cérebro tem dificuldade em identificar exatamente de onde provém a dor. Assim, quando tem dores nos músculos do pescoço e da cabeça, poderá sentí-lo como uma dor de cabeça. E com mais de 20 músculos do pescoço e da cabeça diferentes, pode tornar-se num grande potencial para dores de cabeça!

 

A origem da dor de cabeça comum

O tipo mais comum de dor de cabeça dá a sensação de se ter uma faixa apertada à volta da cabeça. No entanto, sabemos que essa dor deverá provavelmente estar relacionada com algum músculo do pescoço ou de outra zona da cabeça.

Então o que se passa com os músculos da cabeça e do pescoço que poderão estar a causar essas dores de cabeça?

Poderá estar relacionado a um excesso de tensão e rigidez dos músculos do pescoço. Quando isso acontece, desenvolvem-se nódulos nos músculos. Estes nódulos musculares enviam sinais de dor ao cérebro. São os sinais de dor destes nódulos musculares que criam a sensação de ter uma faixa apertada que pressiona a cabeça.

 

Controlar as dores de cabeça

Existem muitas medidas que se pode tomar para aliviar dores musculares no pescoço e na cabeça - uma fonte de dor de cabeça.

Alívio do stress: Quando se sente muito stressado existem técnicas de relaxamento que pode experimentar, como a meditação ou exercícios simples de respiração que podem ajudar a reduzir os níveis de stress e a aliviar a tensão muscular. Também ajudam a manter um bom equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho. Fazer uma pausa para conversar com amigos ou fazer uma curta sesta podem normalizar os níveis de stress.

Massagem: Da próxima vez que tiver uma dor de cabeça lancinante, a solução pode estar na ponta dos dedos. Experimente uma massagem suave para acalmar e relaxar os músculos da cabeça e pescoço. A massagem leva a um aumento dos níveis de endorfina - os analgésicos naturais do corpo, farão aumentar a sensação de bem-estar.

Medicação de alívio da dor: Se está preocupado com uma dor de cabeça que só o perturba, um analgésico pode proporcionar alívio eficaz. Para o alívio rápido da dor, experimente Nurofen Xpress, que atua mais rápido na febre e dor.