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Alimente-se da melhor maneira e livre-se da dor

Alimente-se da melhor maneira e livre-se da dor

Toda a gente gosta de comer mas sabia que existem determinados alimentos que combatem a inflamação e aliviam a dor? Isso deve-se às suas propridades anti-inflamatórias naturalmente presentes. Uma vez que a inflamação é a origem subjacente de muitos problemas de saúde como a artrite, experimente acrescentar estes alimentos à sua dieta. Anote estas 8 dicas para uma alimentação saudável:

 

  1. Experimente o gengibre

O gengibre é tradicionalmente popular na Ásia, Índia e Arábia. O seu efeito calmante pode aliviar problemas de estômago e melhorar enjoos. No entanto, o que é realmente interessante são os seus compostos fenólicos anti-inflamatórios, que se demonstrou serem eficazes na redução da dor e da rigidez. Prepare uma chávena de chá de gengibre fresco e experimente.

 

  1. O açafrão das índias é mais do que cor

A cúrcuma é mais conhecida por conferir ao caril a sua característica cor amarela e sabor. Mas é também mais um poderoso alimento no combate à dor, devido a um composto anti-inflamatório chamado curcumina. Estudos comprovam que a curcumina reduz a dor e protege as articulações da artrite reumatóide. Polvilhe um pouco para fazer pratos de Caril ou adicione aos ovos mexidos, e não se esqueça de adicionar uma pitada de pimenta preta também, julga-se que impulsiona as propriedades analgésicas do açafrão das índias.

 

  1.  Acorde com café 

Uma boa chávena de café é uma ótima maneira de começar o dia. No entanto, é também um potente analgésico, porque contém cafeína, o mesmo estimulante encontrado no chocolate, chá e bebidas de “cola”. Estudos sugerem que em doses moderadas (o equivalente a apenas duas chávenas de café) reduz para metade a dor muscular após o exercício.

 

  1. Acrescente um pouco de azeite

O segredo por trás dos benefícios para a saúde do azeite está numa substância natural chamada oleocanthal, que reduz a inflamação e sensibilidade à dor. Um azeite extra virgem de qualidade, que seja rico em oleocanthal provoca uma sensação de ardor na garganta. Quanto mais forte a picada, maior a quantidade de oleocanthal presente.

 

  1. Salmão no menu

Para além de ser saboroso à refeição, o salmão é também uma rica fonte de ómega-3, só bónus. Entre outros benefícios para a saúde, estes ácidos gordos podem reduzir a inflamação - uma dieta rica em ácidos gordos ómega-3 pode ser suficiente para aliviar a dor e rigidez nas articulações. Mesmo que não tenha artrite, os ácidos gordos ómega-3 podem reduzir o risco de desenvolver a doença. Vamos à pesca do Salmão!

 

  1. O poder da Hortelã-Pimenta 

A Hortelã-Pimenta deve os seus poderes para aliviar a dor ao mentol, que impede que os sinais de dor cheguem ao cérebro. O óleo de hortelã-pimenta também é usado para aliviar os sintomas de intestino irritável, e funciona no alívio das dores de cabeça quando levemente esfregado sobre a pele. Pode simplesmente desfrutar dos seus benefícios numa infusão, bastando para isso juntar água a ferver e algumas folhas.

 

  1. Não espere pelo verão para comer cerejas

Gosta de cerejas durante todo o ano? Então está com sorte, porque a sua cor vermelho-rubi provém de antioxidantes chamados antocianinas, outro analgésico natural. As antocianinas reduzem a dor, bloqueando a inflamação e inibindo as enzimas que causam a dor, proporcionando assim o alívio nas dores de articulações e músculos. As antocianinas também podem ser encontradas noutros frutos como amoras, framboesas ou morangos.

 

  1. Laranja não é apenas uma cor

As laranjas são uma boa fonte de beta-criptoxantina, que é um antioxidante que ajuda a aliviar a inflamação. Apenas o equivalente a um copo de sumo de laranja recém-espremido por dia é suficiente para reduzir o risco de desenvolvimento de doenças inflamatórias tais como a artrite reumatóide. Outras frutas e legumes de cor laranja, como abóbora e papaia também são ricas fontes de beta-criptoxantina.